
Nesta semana, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realizou a primeira edição do Workshop Sindical, com o tema “Como fortalecer a imagem dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar”. A programação contemplou palestras, oficinas e visitas técnicas às estruturas do SESC, SENAC, CETUR e Museu do Comércio, na cidade do Rio de Janeiro, dando uma compreensão geral do Sistema Comércio.
Foram dois dias de uma imersão intensa nos processos de comunicação, visando alinhar sindicatos e federação para promover uma melhor imagem do setor em nível nacional. No primeiro dia, o presidente da Federação, Alexandre Sampaio deu as boas-vindas aos 15 participantes e o bate-papo foi mediado pelo coordenador de Comunicação da Federação, Flávio Resende. O jornalista apresentou a estrutura e os produtos de comunicação da entidade e as ideias de melhorias de processos e estratégias.
A primeira parte do evento contou com uma palestra de Elienai Câmara, chefe de Gabinete e Gerente de Comunicação da CNC, que apresentou a estrutura de Comunicação do Sistema CNC e seus desafios em 2023. Em seguida, o advogado Dr. Ricardo Rielo falou sobre o papel da assessoria jurídica para os sindicatos e como o trabalho nesta área pode contribuir para fortalecer a comunicação dos filiados.
“Utilizar mídias sociais, site e novas tecnologias são fundamentais para manter uma comunicação ativa e atualizada, fortalecendo e unindo a categoria. Neste evento buscamos ajudar nossos sindicatos a investir e profissionalizar mais a comunicação”, comenta Flávio Resende, coordenador de Comunicação da FBHA.
Na parte da tarde do primeiro dia, algumas oficinas foram apresentadas aos participantes que, juntos, colaboraram e apresentaram soluções para variados casos e vivências no âmbito sindical.
No segundo dia do evento, aconteceu uma visita técnica às estruturas do SESC, SENAC, CETUR e Museu do Comércio, localizados no Rio de Janeiro. Os participantes puderam ver de perto e conhecer melhor a estrutura de comunicação dessas entidades tão importantes para o Sistema Comércio.
Para Alexandre Sampaio, o evento foi satisfatório e deverá seguir com novas etapas de conhecimento. “A ideia é promover o evento anualmente, aprofundando os conteúdos e capacitando os assessores de comunicação para o fortalecimento da categoria, como um todo. Agradecemos a colaboração dos assessores para este momento rico e de tantas trocas”, comenta Sampaio.